domingo, 23 de março de 2008

Primeira Impressão é a que fica!!!

00:51 do dia 24/3/08

Meu nome? Um dia quem Sabe!

Meu endereço? Não Mesmo!!!

Estou aqui apenas para lançar impressões que um dia podem ser úteis a quem desejar.

Sou um pouco antigo, tenho mais ou menos 4 décadas.

De uns tempos para cá as coisas parecem bem mais sem respeito e noção do que já havia visto.

Tudo bem, como diria Petrônio(Pensador Romano do ano 14 a.c), já naquela época não se notavam mais novidades na natureza humana, hoje porém ainda algumas coisas nos assustam, e se não aos senhores e senhoras que lêem este blog, a mim pelo menos, assustam!

Uma das coisas as quais me assustam é incapacidade cognitiva de algumas pessoas, quando tinha ainda um trabalho em novembro do ano passado, um colega meu de trabalho chegou um dia e me fez uma pergunta do seguinte modo:

- Cara você já fez o barato? Então depois coloca na minha mesa que vou ligar lá e no fds tá fmz, ok?

Seria cômica a tragédia se o fato não fosse a falha na comunicação do pobre diabo!

- Primeiro , ele não especificou que diabos queria e qual objeto ou tarefa que depois de feita, deveria ser posta em sua mesa e para qual lugar iria ligar e em qual dia do fim de semana o faria.

Este foi um dos mais simples exemplos que vi de imbecilidade.

Outra impressão que tive foi a seguinte:

- Não existe mais produção cultural nos dias de hoje, ou copia-se algo ou cria-se uma verdadeira bosta seja na música, literatura,pintura ou demais segmentos da arte.

Dos anos 90 para cá fico tentando identificar algo de bom mas não consigo e me pergunto, o tempo teria me deixado obtuso?

Vamos lá; Nos anos 80 tínhamos o movimento punk, gótico, new wave e o pop de bom gosto como bandas abaixo citadas:

http://www.autobahn.com.br/index3p.html

O autobahn felizmente tenta trazer um pouco da cena anos 80 , há muitas outras bandas da cena gótica a qual considero como a melhor, porém aqui não defenderei meus gostos, apenas impressões.

Na cultura em geral temos na literatura:

http://www.bocc.ubi.pt/pag/amaral-adriana-cyberpunk-posmordenismo.html

Fomos a contracultura em pessoa, mostramos nossa descrença na humanidade, no futuro, no que se avizinhava, tínhamos o pessimismo embasado e com motivos, éramos pessoas que fundamentavam bem o que não mais queríamos(tentar enxergar no mundo uma boa perspectiva)e por isso afundávamos em drogas, relacionamentos fúteis de propósito e esperávamos apenas pelo inevitável fim, mas pelos menos nisso tudo havia originalidade, havia emoção, havia sentimento, e por vezes a razão estava presente, hoje o que temos?


Britney que imita Madonna, Pintores que se espelham só no passado, não criam nada de novo e assim com os demais "artistas".

Escrevíamos sobre morte, desesperança e fomos chamados de pessimistas e hoje escrevem somente sobre bonde do @#$¨*¨¨# e são chamados de legais e sucesso de mídia e crítica.

As letras dos chamados Funks são péssimas e carregadas de nenhum sentido ou mensagem, é a bunda da cachorra que não sei o que , faz o tal de anal como animal, enfim, o gosto é duvidoso e isso possui sentido , mas o que sai disso não, que lástima!!!

Sem contar as músicas que dizem que o cara é o bom pois come todas as vadias da Rua e mata todos os caras pois ele foi injustiçado na vida e tal e só quer um dia melhor , não importa quantos pais de família ele mate e quantas famílias destrua, as letras que dizem isso são o máximo em sucesso, seja aqui ou em outros países, com esses valores em voga , quem precisa de mais explicações? O mundo virou uma Bosta daquelas mesmo , que nem muito desinfetante, resolve!

Enfim, hoje o legal é ser bandidão e quanto mais FDP melhor pois macho que é macho , destrói a sociedade inteira por uma cachorra que não vale nada!!!

Estes são os "Valores Modernos" !

Acho que estamos a beira da maior das guerras mas isto é assunto pra outro dia!!

O pior é o que pessoal nem sabe o que é funk de verdade e soul mas a ignorância se perpetua , e isso ninguém esclarece!!!

O rock? Morreu mesmo!!!! Marilyn Manson era o último representante original e agora parece que acabou mesmo!!! Até ele está Velho!!

O pessimismo dos anos 80 virou emoção de vitrine nos anos 2000(Leia-se o grupo dos emos) ou apenas mais um subterfúgio para vender mais discos e fazer sucesso invocando a autopiedade como carro chefe, sinceramente não teria nada contra o som se fosse algo como a música gótica que expõe de modo visceral as emoções humanas visando a desesperança como moeda de troca por um mundo melhor e não algo que fosse encher os bolsos de produtores estrelinhas que junto com suas bandas procuram estar sempre na crista da onda da mídia.

Poderia citar apenas 3 bandas que com certeza muita gente nem conhece como Amduscia, FeindFlug ou Das Ich, pois estas não fazem parte do mainstream pré concebido da mídia moderninha, mas são exemplos de que é possível produzir algo mesmo fora dos anos 80 e de qualidade, mas fazer o que? Nivelaram por baixo mesmo....

Até agora só falei da Música.....e a Moda?

O gosto dos 90 para cá só piorou.....olhem os tênis dos anos 80:

http://www.pickyourshoes.com/casual/reebok_bb5000.htm

http://www.pickyourshoes.com/new2/nike_air_force_2_lo_wht_var_wht.htm

http://www.pickyourshoes.com/new3/nike_air_force_107_lo_wht_vars_red.htm

http://www.pickyourshoes.com/new3/reebok_omni_royal_flush.htm

Olhem a simplicidade e harmonia de cores, simples e belo.

Agora para os que gostam do que se têm hoje......nem discuto, afinal , mau gosto nem questiono!!

E no trato com as pessoas ? Como estamos?

Se na década perdida , éramos egoístas e competitivos, hoje nem sei o que somos!

O mais engraçado é que com todas as mazelas que tínhamos, os grupos se formavam e uns davam o sangue pelos outros, e alguns até a vida!

Muitos perderam muita coisa naquela época, coisas importantes. Dignidade pessoal por amigos que se tratavam por palavrões, gírias e palavras distantes da norma culta mas inegavelmente o sentimento humano estava bem mais próximo.

Hoje todos somos queridões e amigo pra lá e amiga pra cá mas fico intrigado com o modo superficial e banal que essas palavras são ditas, as pessoas não conhecem e nem fazem questão de conhecer o sentido da palavra amigo.

O respeito pelos mais velhos e pelas idéias deles está sumindo a cada segundo, pessoas não cedem lugares em ônibus, se acotovelam pra conseguir um lugar e relegam os velhos ao segundo plano e isso ganha proporção de macro nas cidades grandes ou pequenas, tanto faz!

Hoje a vida é regida por padrões, de beleza, de comportamento, de política, de vida se é que há vida nos tempos atuais!!!!

O que mais me encuca é a perseguição aos ideais da Alemanha na segunda guerra mundial e hoje o que se vê é justamente aquilo que se pregou no passado, criticam a uniformização do pensamento, das pessoas, dos padrões mas hoje tudo em nossa vida é regido por padrões, onde está aquilo que nos diferencia, que nos torna únicos, até a diversidade é imposta a nós, não somos mais diversos por querer mas sim pois a mídia e regras ou leis nos são impostas e assim de novo voltamos a nos adequar em padrões.

É , creio que infelizmente fizeram escola com a História da segunda Guerra!!!

O culto ao jovem ganhou força e hoje é só isso que conta, a criatividade tem de ser certificada por orgãos x e y senão seu valor é nulo!

Tudo é certificação! Tudo é padrão!!! Que péssimo!!!

Para amanhã teremos a idiocracia!!!!

Poluição e Engarrafamentos!!

E a Violência que amamos odiar e odiamos amar.....

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B4nio (Sobre Petrônio)

...

...